Por trás dos grandes trabalhos

Nossa Equipe

Ana Borges

Jornalista e economista, pós-graduada na área de finanças (FIA) e em marketing digital (Udacity). São 20 anos de experiência no acompanhamento do mercado financeiro e de capitais, micro e macroeconomia. Antes de criar a Compliance Comunicação Empresarial, foi sócia da Tamer Comunicação. Editou as versões paulista e carioca do jornal Monitor Mercantil. Foi editora-chefe e responsável pelo projeto editorial da revista Ações & Mercados (atual Infomoney) e do portal Acionista. Responsável pela Proteção de Dados Pessoais – DPO

Atuou como correspondente do Diário do Comércio e Indústria de São Paulo (DCI) e como comentarista da Band News FM. Por seis anos, foi repórter especial de finanças do Jornal do Comércio de Porto Alegre. Publicou ainda reportagens sobre economia e finanças em títulos como Você S/A, Quatro Rodas, Carta Capital, América Economia, Revista RI e Razão Contábil. Assina a coluna Conversa de Mercado, publicada às segundas-feiras pelo Jornal Monitor Mercantil e pelo site da ADVFN. É autora do livro Gestão de Fundos de Investimento (São Paulo: Inbook, 2012) e do material pedagógico da disciplina Políticas Econômicas do curso EAD em contabilidade do Senac Nacional. Também escreveu o “Contabilidade de custos aplicada à gestão de negócios” pela editora Érica/Saraiva.

Prêmios:

  • Allianz Seguros de Jornalismo (2009); 
  • Prêmio Nacional Bovespa de Jornalismo (2005);
  • Prêmio Profissional de Imprensa 2005 Walter Fredrich, da Apimec Sul (2001, 2003 e 2005);
  • 2º lugar no Prêmio Nacional Bovespa de Jornalismo (2002); e
  • Finalista do Prêmio CNH de Jornalismo (2004). 

Rachel Cardoso

Formada em Jornalismo, tem especializações em Reportagem, pela Universidade de Navarra, na Espanha; e em Economia, pela Universidade de São Paulo. Foi repórter e editora dos principais veículos de comunicação do País, como Grupo Estado, Gazeta Mercantil, Diários Associados e Brasil Econômico. Também atuou nas operações online do Grupo Clarín no Brasil e esteve à frente de publicações corporativas da BRF e do Santander. Já editou revistas customizadas como Casa Cor, Arena e Lide e Colaborou por mais de uma década com os projetos editoriais do Valor Econômico.

Tem larga experiência em operações digitais e atuou na comunicação empresarial e institucional de várias empresas.  Foi head de Business Intelligence no IDG Now e moderou a série de debates TI em Foco no IDG, além de ser responsável por blogs e vídeos corporativos de empresas como Vivo, Samsung e Unify (Siemens). Atualmente escreve também para a Revista Problemas Brasileiros; tem um blog que discute o envelhecimento da população; e faz gestão e conteúdo de mídias sociais para diversas marcas.

Prêmios:

  • HSBC de Jornalismo Sustentável com a matéria Visão Integrada/Valor Econômico (finalista/2013); 
  • Abracopel de Jornalismo 2008 com a revista Valor Setorial Cobre;
  • Caixa de Jornalismo Social 2005 com a série de reportagens sobre Microcrédito/Cidade Biz;
  • Imprensa de Cooperativismo da Organização Brasileira de Cooperativas pela série de reportagens sobre Economia Solidária publicada no Cidade Biz em 2003.

Marcelo de Paula

Formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduado em Política e Relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Em redações, foi repórter das editorias de Negócios e de Finanças da revista IstoÉ Dinheiro, repórter de Esportes e de Economia do Diário do Grande ABC e editor executivo do jornal Bom Dia ABCD.

Foi editor da Anfamoto em Revista, publicação voltada ao setor de motopeças e também trabalhou como analista de comunicação na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Atuou como assessor de imprensa em agências como Casa da Imprensa, Photo&Grafia Comunicação, Fábrica de Notícias e MFree Comunicação, atendendo a clientes como Ecoquest, Abint (Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos), Unisol, Transpetro, Brinquedos Estrela, Unibanco, Gradiente, equipe de vôlei masculino do Santander/Banespa, equipe de vôlei feminino do BCN/Osasco, Federação Paulista de Volleyball, Confederação Brasileira de Handebol, Departamento de Esportes de Competição da Prefeitura de Santo André-SP, entre outros.

Ademir Morata

Jornalista com 20 anos de experiência no gerenciamento de contas de grandes marcas e instituições representativas, principalmente dos setores de finanças, meios de pagamento, tecnologia e negócios como:
Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (ABECS), Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (ABIPAG), Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), Elavon, Losango, Conductor, ACI Worldwide; Wecash (fintech chinesa), Smarkio (desenvolvedora de chatbots) UiPath (RPA), Boanerges&Cia (consultoria) e outras.

Editor dos hubs de inovação FintechLab e Torq, repórter do Anuário Brasileiro de Canais de Pagamento e Cartões, Anuário Brasileiro de Bancos, Anuário Brasileiro de Cobrança.

Caíque Rocha

Jornalista há 5 anos, graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Newton Paiva de Belo Horizonte/MG. Foi repórter dos Diários Associados, onde atuou no Superesportes – editoria do jornal Estado de Minas; e mais recentemente do Sistema Globo de Rádio, participando de importantes coberturas (in loco) para as rádios CBN e Globo. Entre elas: Greve dos caminhoneiros (2018)Eleições Presidenciais (2018)Rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, e suas consequências (2019); CPI de Brumadinho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (2019). Em 2017, trabalhou como social media da Federação Paulista de Futebol (FPF), pela agência B-Young. Como estagiário, trabalhou na assessoria de imprensa do gabinete do deputado estadual Agostinho Patrus Filho (PV/MG), entre 2015 e 2016, quando também participou da cobertura dos trabalhos da Comissão Extraordinária – presidida pelo parlamentar – que investigou o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana.